Google

Upload

terça-feira, 17 de abril de 2007

ANALISE SOBRE A GESTÃO DAS ATIVIDADES TURISTICAS E SEUS DEVIDOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Sérgio Ricardo Barbosa Maciel de Sousa[1]
RESUMO

As atividades e implantação do turismo no Nordeste brasileiro vêm crescendo intensamente com a interiorização turismo rural e ecológico, assim como a modernização e infra-estruturas de nossa costa litorânea na maioria dos estados desenvolvem mais atrativos aos turistas. Devido a essa conjuntura, os impactos no meio ambiente são ocasionados, na maioria das vezes, pela falta de planejamento, desenvolvendo uma inversão do propósito turístico, isto é, o desenvolvimento sustentável e eqüitativo da população local. Assim, o turismo gera uma diversidade entre as ciências e sistemas interligados entre si e as atividades turísticas não são as únicas a provocar tais impactos, o sistema turístico também sofre dificuldades no desenvolvimento de suas atividades com os impactos causados por outras indústrias. Exemplo disso tem as indústrias de extração mineral; as agroindústrias e a pesca e caça predatória de diversas espécies terrestre ou marinha. Em conseqüência desses fatos, temos os impactos causados pela ação física e natural, são os tornados, seca, geadas e enchentes. Para isso os Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impactos no Meio Ambiente (RIMA) ajudam a avaliar os danos ao meio ambiente e proporcionalmente a planejar com responsabilidade social o Turismo. Este é o nosso maior intuito: enfatizar a implantação do turismo, como forma de preservação do meio ambiente; valorização da cultura local e racionalização dos recursos naturais e promover a sustentabilidade do turismo juntamente com o desenvolvimento local.
Palavras-chave: Impactos ambientais; sustentabilidade; turismo; meio ambiente; planejamento; valorização; racionalização e desenvolvimento local.

[1] Professor de História e aluno do II Curso de Pos Graduação (Latu sensu) em Paisagem e Turismo Universidade de Pernambuco – UPE/Nazaré da Mata – PE.

Nenhum comentário: